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A ADCOS, indústria brasileira de dermocosméticos, fatura milhões com sua consultoria por WhatsApp. 

A marca traz no seu DNA desde seu início tecnologia, ciência e eficácia, parâmetros perseguidos por sua fundadora Ada Mota. Ela é farmacêutica e bioquímica, com mestrado em Dermocosmética, em Paris. Lá, acompanhou de perto o surgimento do conceito do Dermocosmético, com a exigência de que as empresas comprovassem cientificamente a eficácia de seus produtos. Por isso, hoje, a ADCOS oferece produtos desenvolvidos por uma equipe de dermatologistas e farmacêuticos altamente comprometidos com a máxima eficácia e multibenefícios, que entregam as melhores soluções de tratamento em dermocosméticos. 

Todos os produtos são desenvolvidos com o cuidado de serem os melhores para a pele e clima brasileiro, usando ingredientes biocompatíveis, oferecendo aos consumidores máxima eficácia, ampla gama de texturas e tonalidades. Por isso, a ADCOS é uma marca de alma, que reflete em seus produtos, no atendimento próximo e customizado, todo o cuidado em ser a melhor empresa de dermocosméticos brasileira. A marca, que tem como foco as categorias de fotoproteção e anti-idade, sendo pioneira em protetores solares em formato Stick e possui portfólio com cerca de 180 produtos, todos isentos de testes em animais e com eficácia comprovada. 

A rede possui 133 lojas pelo Brasil, entre franquias e lojas próprias nos segmentos de clientes finais e profissionais. Estão presentes em mais de mil farmácias no país e possuem mais de 650 colaboradores. Para alcançar essa força e crescimento, a marca tem um foco muito grande no seu atendimento: as lojas possuem dermoconsultoras com quem é possível agendar uma conversa para entender a necessidade do cliente e direcionar o melhor produto de forma personalizada. 

Conseguir expandir todo esse cuidado do varejo físico para o digital era necessário para estreitar a relação com seus clientes e possibilitar suprir melhor as suas demandas individuais, mas isso era um desafio. As lojas físicas já possuíam estratégias para que seus clientes voltassem mais vezes, já no digital a Adcos aderiu ao método de consultoria por WhatsApp. 

Esse método consiste no atendimento personalizado pelo aplicativo, visando atender as necessidades de quem está do outro lado da tela, utilizando a integração de uma base de clientes muito diversa e aumentando a conversão ao entender o comportamento de compra de cada cliente. 

“Nas lojas físicas da Adcos, as dermoconsultoras seguem um modelo minucioso de atendimento personalizado, visando mapear as reais necessidades de cada pele e corpo, estabelecendo o tratamento ideal individual. Com a Zipper, conseguimos manter esse relacionamento próximo e relevante, garantindo a eficácia dos nossos produtos e uma ótima conversão e performance do time do final do dia” Mariana LaiateGerente Nacional de Vendas Adcos 

 

Os 4 pilares para o sucesso da Adcos no digital: 

 

1- Campanhas segmentadas:

Através da metodologia RFV, a ADCOS utiliza 3 pilares para classificar os clientes – Recência (quantidade de dias que o cliente não realiza compras), Frequência (quantidade de pedidos que o cliente fez para a marca) e Valor (quanto realmente o cliente comprou na marca. Para cada um desses atributos é colocado um peso e a partir dele se estabelece um Score. São realizadas cerca de 20 campanhas segmentadas por mês. Essa forma de categorização vai além de avaliar compradores apenas por faturamento, já que nem sempre comprar muito significa fidelidade à marca. 

A metodologia RFV nos permite realizar campanhas mais inteligentes para atingir da maneira correta essa base de clientes.  

Quer entender mais sobre RFV? Acesse nosso E-book. 

2- Campanhas de giftback:

Consiste no recebimento de volta de parte do dinheiro gasto pelo cliente ao comprar. A ADCOS possui campanha de cashback da CRM&Bônus, startup líder em desenvolver programas de fidelidade, integrada a Zipper para envio no WhatsApp, e podemos perceber que essas campanhas possuem 4x mais conversões que as campanhas sem o estímulo!

3- Pós-venda:

Entender o comportamento dos clientes é essencial ao desenvolver campanhas pós venda, para saber quais campanhas fazem mais sentido de acordo com a base. Enquanto clientes quentes – que compram com maior frequência – vão se interessar mais pelos lançamentos, os clientes frios recebem os best-sellers ou ações específicas para estimular que voltem a comprar. 

4- Campanhas baseadas em produto:

É possível segmentar as campanhas por produtos, dessa forma a Zipper cria campanhas de forma direcionada para pessoas que já manifestaram interesse por um produto específico e não de forma genérica.  

Um ponto importante para que os produtos Adcos tenham eficácia é a consistência na aplicação, ou seja, a cliente deve seguir uma rotina de uso para que os resultados sejam atingidos.

A Adcos entende, por exemplo, que um produto como Vitamina C, é de uso contínuo e deve ser reposto de tempos em tempos. Nesse caso, criamos lembretes para que a vendedora fale com a cliente nesse prazo e garanta a continuidade do tratamento. No mesmo sentido, produtos complementares, como protetor solar são uma boa sugestão para quem já utiliza a Vitamina C. 

É possível utilizar esse tipo de segmentação para desenvolver campanhas para públicos específicos de acordo com sua categoria favorita de produtos. Essa estratégia aumenta muito a taxa de conversão!  

Com essas estratégias de atuação e um time de dermoconsultoras engajadas para trabalhar com as clientes via WhatsApp, os resultados foram impressionantes! No primeiro semestre de 2022, as estratégias de CRM liberadas pelo Zipper App influenciaram milhões em vendas, com uma consistência de mais de 200 mil clientes contactadas todos os meses.

Esse faturamento influenciado representou nesse semestre, 17% do share das vendas, ou seja, das clientes de recompra na Adcos no período, essa porcentagem de clientes voltou a comprar pela influência do relacionamento criado via WhatsApp.

Seus resultados em vendas são reflexo dessa qualidade aliada às estratégias de marketing desenvolvidas e aplicadas diariamente com nosso time. 

A Zipper e a CRM&Bônus têm trazido soluções inovadoras e data-driven para que o varejo físico possa vender ainda mais com o digital.  

Quer fazer parte das marcas líderes do varejo? Entre em contato com a Zipper!