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Entre seus clientes, marcas renomadas como Adidas, Adcos, Kopenhagen e muitas outras, a Zipper vem apresentando um crescimento impressionante e a razão desse sucesso não é segredo para ninguém: sua equipe de alto desempenho. 

Uma equipe de alto desempenho não se resume a um grupo de pessoas que apresentam entregas constantes, mas sim uma equipe que atinge resultados acima da média, através de um ambiente que preze pela cooperatividade e pelo mindset exponencial.

É exatamente dessa forma que buscamos desenvolver o nosso time na Zipper. Desde a fundação de nossa empresa, adotamos como parte da nossa cultura valores como Humanidade e Felicidade, que acabaram se tornando nossa maior força como marca empregadora, através de feedbacks que recebemos de candidatos em processos seletivos e de nossos próprios membros.

Desde o recrutamento e seleção, passando pelo onboarding e, posteriormente, pela jornada do colaborador da Zipper, buscamos proporcionar um ambiente aberto, livre de julgamentos e com acompanhamentos de clima constantes, para termos certeza de que estamos fazendo de tudo para manter nossos membros contentes aqui dentro.

A felicidade dos membros de uma empresa está diretamente relacionada com sua produtividade e engajamento e isso não é novidade pra ninguém (ou assim esperamos) em pleno 2022. Segundo o pesquisador e professor de Harvard, Shawn Achor, um cérebro no modo positivo é 31% mais produtivo e chega a ser capaz de gerar vendas até 37% maiores.

Mas como saber se essas ações de fato estão deixando nossos membros mais felizes? É isso que queremos trazer pra você, para ajudá-lo nessa frente:

Aqui na Zipper, medimos esse resultado de três formas diferentes:

  • A primeira delas é por meio de 1:1s, que são realizados quinzenalmente pelas nossas lideranças. Nessas ocasiões, focamos, principalmente, no desenvolvimento de nossos membros, para garantirmos que estão satisfeitos com suas possibilidades de crescimento.
    • Se você não conhece a metodologia dos 1:1s, recomendamos este e-book da Pulses para que você conheça um pouco mais dessa dinâmica que está dominando o mercado;
  • A segunda forma de medirmos, é por meio de conversas bimestrais que nosso time de People faz com todos os membros. Entendemos que nem sempre nossos membros podem se sentir confortáveis conversando diretamente com a liderança, por isso, buscamos proativamente realizar essa conversa, para investigarmos a fundo se existe algum ponto de melhoria no clima.
    • Uma dica simples para começar com essa prática é focar em três tópicos que geram uma boa conversa: Objetivos na empresa; O que faz o membro gostar de trabalhar conosco; e quais as principais frustrações e anseios do membro hoje;
  • Por fim, a forma que consideramos mais importante de acompanhamento dessas métricas é por meio da plataforma Pulses, uma combinação de ferramenta e metodologia, que consiste em monitorar continuamente a opinião dos colaboradores, de uma forma amigável, rápida e com o anonimato garantido. Graças à ferramenta da Pulses, temos mantido nosso time engajado, feliz e com um e-NPS muito positivo!

A plataforma da Pulses nos permite inúmeras possibilidades de trabalhar melhor o chamado People Analytics, cada vez mais importante nos dias atuais, trazendo soluções que variam desde sistemas de reconhecimento e avaliação, até acompanhamentos de clima semanais.

Toda sexta-feira, 9h da manhã, os chamados “pulsos” são enviados por e-mail, aplicativo ou SMS para os nossos membros que respondem uma série de perguntas sobre como estão se sentindo em relação a pontos como engajamento, diversidade e satisfação com a Zipper. A Pulses, então, agrupa essas respostas em fatores e dimensões, gerando um dashboard que facilita (e muito!) a nossa frente de People Analytics.

Agora eu sei o que você está pensando: “Poxa, mas uma vez por semana? Acho que meus colaboradores não vão se engajar com essa frequência.”. Entendo sua preocupação, porque essa já foi nossa preocupação também. Podemos garantir pra você: Nem esquenta! Nosso time nos últimos 6 meses conta com uma taxa de adesão de aproximadamente 92%, com cerca de 35 membros respondentes, muito acima da média do segmento de 67%!

Trazemos o engajamento com os pulsos como um fator de grande importância para o nosso time, reforçando a necessidade de responder à pesquisa no chat da empresa e também durante os 1:1s, para aqueles que estejam com suas respostas atrasadas. Nosso time de People acompanha de perto os resultados dessas respostas e realiza conversas mensais com as lideranças para definição de planos de ação, mostrando para a empresa que as respostas aos pulsos levam às soluções.

Ou seja, para manter esse engajamento alto, é fundamental transformar o processo em algo transparente e 100% voltado aos membros, para que se torne parte da cultura do time. Juntando as perguntas realizadas de forma amigável e rápida, com os planos de ação que derivam dessa coleta, os membros acabam se engajando com a resposta, porque sabem que a ferramenta chega para somar.

Por meio desse foco na felicidade de nossos membros, com auxílio de uma plataforma como a Pulses que nos permite monitorar e acompanhar esses indicadores, que hoje a Zipper tem um time de alto desempenho do qual nos orgulhamos muito. 

Fique de olho nos próximos posts e descubra mais sobre nossa cultura e vagas abertas.