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Gerir uma equipe de vendas não é uma tarefa simples. Com inovações diárias no varejo e avanços na tecnologia, esse processo pode se tornar desgastante, com pouca organização e sem métricas pré-definidas para fidelizar clientes e promover maiores vendas. Além disso, nessa jornada de compra, o uso do WhatsApp se tornou muito comum e fundamental, mas ainda há dificuldades de como utilizá-lo da melhor forma no varejo. Para isso o Zipper App existe – o app para o vendedor de loja fidelizar os clientes com inteligência via WhatsApp – feito para estar na palma da mão com um CRM inteligente capaz de fornecer contatos segmentados para que vendedores se relacionem de forma estratégica e gestores consigam controlar indicadores e todo retorno de cada ação. 

 

Performance do vendedor 

A performance do vendedor é um dos pontos centrais para que uma marca se desenvolva, fidelize mais compradores e construa uma base sólida de clientes engajados, porém, ainda existe dificuldade por parte dos gerentes de como executar isso da melhor forma. Nesse sentido, as redes sociais se tornaram aliadas desse processo de vendas, no entanto, caso não se consiga utilizá-las da melhor forma, podem-se tornar inimigas. Nessa perspectiva, segundo uma pesquisa realizada em 2021 pela All iN | Social Miner, 76% dos consumidores já recorrem às redes sociais para pesquisar itens que desejam comprar, sendo 37% via WhatsApp, ou seja, essa rede social se tornou crucial para misturar a experiência de uma compra física e virtual com uma estratégia omnichannel para vendas. Diante disso, é importante ressaltar que essa jornada de compras por redes sociais – como WhatsApp – é recente e trouxe diversas dores – ineficiência dos envios de mensagens pelos vendedores (sem estratégia clara), muitos vendedores falando com o mesmo cliente, pouca segmentação tangível para ativar compradores e falta de controle sobre as ações digitais da loja. Por isso o Zipper app é tão importante – um aplicativo do vendedor com um CRM na palma da mão por meio de um algoritmo segmentando e mensurando clientes para facilitar a vida dos gerentes e donos de loja. Assim, com a Zipper, a gestão de loja se torna mais eficiente com uma plataforma robusta com algoritmos que facilitam o dia a dia. 

 

 

 

Criação de carteira de clientes por vendedor 

O Zipper App conta com uma integração de ERP para acessar e organizar o histórico de compra de cada cliente, unificando dados e criando uma visão única. Com isso, os dados ficam centralizados com todas as informações, criando um histórico rico para trabalho. Dessa maneira, o aplicativo gera por meio de algoritmos a identificação da loja favorita do cliente, assim como o vendedor favorito, fazendo a alocação do cliente na melhor composição. Logo, garantimos que apenas um vendedor vá falar com o comprador pelo WhatsApp, sem causar confusões e excesso de mensagens, ou seja, você tem o potencial de fazer o encarteiramento no automático de forma eficiente, podendo também fazer ajustes manuais, caso necessário. 

 

Identificação de Momento de compra do cliente 

O Zipper App conta com algoritmos que avaliam a frequência em dias de compra de todos os clientes da marca com o intuito de entender em qual momento eles estão – ativo, em risco, inativo ou perdido. No que tange essa frequência, é entendida a média de recompra de cada consumidor utilizando tecnologia de ponta para entender cada cliente, – modelo mais avançado que estabelecer que um cliente é ativo se recompra a cada 3 meses, por exemplo – colocando-se em uma régua de relacionamento em que se descobre qual o momento ideal para entrar em contato com ele. Desse modo, esse relacionamento dentro do período correto traz o comprador para perto da marca, sem que sejam enviadas mensagens em excesso por WhatsApp, vouchers de desconto no tempo errado, dentre outros. 

 

 

Segmentações Avançadas 

Através da metodologia RFV as marcas utilizam 3 pilares para classificar os clientes – Recência (quantidade de dias que o cliente não realiza compras), Frequência (quantidade de pedidos que o cliente fez para a marca) e Valor (quanto realmente o cliente comprou na marca). Para cada um desses atributos é colocado um peso em porcentagem e a partir dele se estabelece um Score, o qual pode ser flexível dependendo do segmento da empresa, ou seja, em uma empresa de varejo que vende moda ou cosméticos, um cliente que pesquisa e compra produtos todos os meses terá uma pontuação de recência e frequência mais alta do que a pontuação de valor. Essa forma de categorização vai além de avaliar compradores apenas por faturamento, já que nem sempre comprar muito significa fidelidade à marca. Quer entender mais sobre RFV? Acesse nosso Ebook. 

 

 

Propensão de compra futura – LTV 

A Zipper, além de utilizar a metodologia RFV, implementa o LTV (propensão de compra futura estimada) – uma métrica criada a partir do histórico de compra dos clientes para chegar a uma estimativa de compras futuras em um período. Com isso, cria-se um banco de dados de consumidores separados em grupos, como recent costumer (cliente recente), potential loyalist (lealdade potencial), champions (campeões) etc. Dessa forma, com a junção das técnicas, a Zipper consegue implementar campanhas essenciais para cada um desses segmentos, diminuindo o esforço e aumentando a qualidade. Quer saber mais sobre LTV? Acesse nosso Ebook. 

   

“Em nossas reuniões mensais, criamos estratégias claras para que o cliente consiga otimizar a relação com seus clientes através de campanhas segmentadas para atingir seus objetivos. Nosso acompanhamento aumenta a produtividade dos nossos clientes e faz com que as melhores práticas do varejo sejam implantadas rapidamente nas marcas.” Victor Ruiz (Head de Atendimento) 

  

“A Zipper ajudou a profissionalizar nosso relacionamento com os clientes pelo WhatsApp com visão centrada no cliente alinhado com nossa estratégia de produtos em formato digital. O App é super fácil para o time e os especialistas nos ajudam a entender e criar as campanhas com maior potencial de conversão.” Mauro Nomura. Quer entender mais sobre como a Adidas Nomura deslanchou suas vendas pelo WhatsApp com o Zipper App? Acesse esse case de sucesso!